Biodesign – A moda sustentável

Biodesign – A moda sustentável

Enquanto a indústria da moda é anunciada como a segunda mais poluente do mundo, perdendo apenas para a de petróleo, uma geração de estilistas, cientistas e empresários investem em pesquisas que unem tecnologia e natureza, em busca de soluções sustentáveis para a confecção de roupas e acessórios.

 

Biodesign - A moda sustentávelA gigante Reebok acaba de lançar um tênis de algodão orgânico com sola derivada do milho, chamado Cotton+Corn, à venda no Brasil por R$400.

A Adidas aposta no Futurecraft Biofabric, tênis 100% biodegradável.

Em Taiwan, uma empresa de roupa esportiva, a Singtex, desenvolveu um tecido com base no café, aproveitando a função desodorizante do grão para ajudar a conter o odor de suor.

Tratase do inicio de uma revolução, na qual o consumidor passa a dar status à matériaprima e aos processos de produção que prezam pelo meio ambiente e pela reutilização de resíduos naturais.

A Osklen é protagonista desse movimento no País, é a primeira marca brasileira a ganhar o premio da GCC (Green Carpet Challenge) Brandmark, certificador da excelência sustentável que já atestou etiquetas como Stella McCartney e Gucci.

“Hoje, 48% dos acessórios da Osklen já são produzidos com o reaproveitamento da pele do pirarucu”, diz Nina Almeida Braga, representante do InstitutoE.

Em outra iniciativa do instituto, técnicas de tingimento não poluentes, que reduzem o consumo de água no processo em até 80%,contam com pigmentações naturais da cúrcuma,do urucum e da clorofila.

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Frutas são um hit do biodesign

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Da fibra da casca do abacaxi surge, por exemplo, lonas de tênis de novas marcas como a The Plant Shoe e a Um/Do.

Na Itália, a Salvatore Ferragamo lançou uma coleção capsula com peças em seda vegana desenvolvida pela empresa Orange Fiber, usando fibras de casca de laranja, proveniente dos resíduos de fabricas de suco.

Como será bom quando as etiquetas dos produtos trouxerem informações corretas com a procedência e o histórico de fabricação das peças.

Se toda a cadeia de produção fosse rastreada e transparente, a moda seria uma indústria mais limpa.

Fontes: Maria Rita Alonso Estadão

Lays Tavares

www.comprasustentavel.com.br

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