Embalagens Retornáveis

Embalagens Retornáveis

Embalagens retornáveis são definidas como aquelas que podem retornar para a fabrica com o intuito de serem reutilizadas.

Adotar atitudes que são favoráveis ao meio ambiente envolve diversas ações, desde as menores até as mais complexas. Isso significa que, no dia a dia, é possível fazer a diferença mesmo com gestos simples como assumir uma postura de consumo mais responsável. Por isso, alem de comprar menos e de forma mais inteligente, é importante dar sempre preferência para produtos que possuam embalagens retornáveis ou que podem ser recicladas.

Como o próprio nome indica, as embalagens retornáveis são aquelas que podem retornar para a fabrica para serem reutilizadas. Em geral, as pessoas acham que somente os vasilhames de vidro são retornáveis, mas existem diversas outras possibilidades.

 

LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS

As embalagens retornáveis e o conceito de logística reversa estão totalmente interligados. Afinal, o termo “logística reversa” diz respeito justamente à união de ações e estratégias desenvolvidas pela indústria com o intuito de receber novamente as embalagens ou parte do produto que foi consumido.

 

TIPOS DE EMBALAGENS RETORNÁVEIS

Entre os tipos de embalagens retornáveis mais conhecidas, o vidro ganha um destaque maior, uma vez que grandes marcas têm investido em campanhas e formas de conscientização do publico para aumentar este tipo de relação.

Alem do vidro, podemos citar como exemplo de embalagens retornáveis as caixas de papelão que não entram em contato com alimentos ou substancias tóxica e as embalagens de madeira, de aço, alumínio e plástico.

Apesar de esta ser uma forma extremamente importante de proteção do meio ambiente, já que garante uma maior economia e preservação dos recursos naturais, optar por uma logística reversa de embalagens retornáveis ainda demanda alto custo e planejamento por parte das empresas.

 

Novo exemplo: Garrafa Universal Retornável

A CocaCola Brasil lançou uma versão ainda mais sustentável e eficiente das já conhecidas embalagens retornáveis: a garrafa universal.

Até hoje, cada refrigerante tinha uma garrafa com formato e decorações próprios, alem do rotulo fixo. Ou seja, o consumidor que comprava uma garrafa retornável de Fanta só poderia usala para comprar outra Fanta. Também na fabrica, esta garrafa só poderia ser utilizada para a mesma bebida.

A novidade é que, agora, há apenas uma garrafa, de novo formato, que pode ser envasada com vários sabores de refrigerantes.

#Em um único formato ela são feitas em RefPet plástico retornável

Leia também:

Hidroeletricidade

Biodesign – A moda sustentável

Embalagens Retornáveis

Como a logística reversa das embalagens retornáveis funciona?

O foco da logística das embalagens retornáveis ainda é relativamente novo, por isso, demanda muito planejamento por parte das empresas e depende da participação do consumidor. Para que as embalagens retornem a fabrica, é preciso que o consumidor opte pela opção retornável e se preocupe em realmente devolvela no ponto de venda ou local indicado.

Alem da devolução, alguns cuidados são necessários para que o ciclo possa se fechar e essas embalagens possam realmente ser reaproveitadas. É preciso mantêlas inteiras e limpas,de preferência sem jogar pedaços de papel,bitucas de cigarro e outros elementos dentro delas.

É preciso também que haja uma parceria com pontos de venda ou locais de convergência. Ou seja: é preciso que existam locais de fácil acesso para as embalagens retornáveis sejam depositadas. Na maioria das vezes, a indústria fecha parcerias com a rede varejista, oferecendo vantagens para o consumidor devolver os vasilhames.

CONCLUSÃO:

Assim, todo mundo desta cadeia sai ganhando: a indústria (que não precisa comprar novos insumos e pode economizar na produção de novas embalagens),o ponto de varejo,que recebe um maior numero de pessoas e ainda consegue efetuar novas vendas,e o consumidor,que consegue descontos ao devolver as embalagens e ainda contribui com a construção de um mundo mais sustentável e menos poluído.

Fontes: www.fragmaq.com.br

www.comprasustentavel.com.br

www.cocacolabrasil.com.br

Deixe seu comentário