O Brasil já teve um carro elétrico!

O Brasil já teve um carro elétrico!

CARRO ELÉTRICO

VEÍCULO ELÉTRICO: é um tipo de veiculo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais maquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados zero emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos que motores de combustão interna. Atualmente os trens, metro, VLT e ônibus são os veículos elétricos mais populares. O primeiro projeto de motor elétrico começou com o húngaro Ányos Jedlik em 1828, contudo, o primeiro veiculo elétrico foi construído por Thomas Davenport em 1835.A partir desse momento e pelo resto do século XIX,veículos elétricos começaram a ser adaptados para funcionarem em trilhos.

 

CARRO ELÉTRICO:

 

FUNCIONAMENTO:

 

Os carros elétricos fazem uso de baterias como fonte primaria de energia. A energia armazenada nas baterias em forma química é convertida em energia elétrica, que por sua vez é transportada até os motores que farão sua conversão em energia mecânica, proporcionando que o carro se locomova.

Vantagens do Carro Elétrico:

 

 

  • Diminuição da poluição ambiental: É sabido que, por exemplo, o monóxido de carbono,que surge da combustão num veiculo convencional e que é emitido pelo escape desse veiculo, é altamente nocivo para a saúde humana,provocando diversa patologias,entre as quais do sistema respiratório e do sistema cardiovascular.Os gases com efeito de estufa,nos quais o dióxido de carbono se inclui,são também responsáveis pelo aquecimento global e pela desregulação climatérica do planeta,sendo que o transporte individual na atualidade tem um grande contributo nocivo para a poluição atmosférica global.Os veículos elétricos não emitem quaisquer gases com efeito de estufa na sua locomoção,sendo assim denominados zero emissões.Existem, no entanto,emissões desses gases no ato de fabricação dos veículos e das respectivas baterias.
  • Diminuição da poluição sonora: O ruído ou poluição sonora, que é frequente nas metrópoles, é também causador de diversos danos para a saúde humana, mais precisamente no sistema auditivo e no sistema endócrino, provocando estresse, hipertensão arterial e problemas circulatórios.Os veículos elétricos praticamente não emitem ruído,sendo extremamente silenciosos quando comparados com os veículos convencionais com motor de combustão.
  • Poupança nos combustíveis: O veiculo elétrico é também energeticamente mais eficiente que o veiculo de combustão, tendo um gasto de energia por espaço percorrido menor que um veículo convencional.

 

 

 

 

Desvantagens do Carro Elétrico:

 

 

  • Preço: Os carros elétricos na atualidade ainda tem um preço elevado quando comparados com os equivalentes de combustão interna, mesmo considerando enormes benefícios fiscais atribuídos por alguns estados europeus. O Brasil esta atrasado nessa corrida. Ao contrario aqui ainda não há incentivos para a venda desse tipo de automóvel. Isso ocorre porque não há legislação especifica para tributação de carros elétricos.
  • Autonomia: A autonomia dos carros elétricos situa-se normalmente entre os 100 km e os 200 km, o que em certas situações é diminuto. Tal esta muito dependente do desenvolvimento químico em torno das tecnologias associadas às baterias.
  • Espaço: O carro elétrico não resolve uma das questões fundamentais da qualidade do espaço publico em meios urbanos, pois ocupa espaço igual ao de um carro convencional.
  • Outras formas de poluição ambiental: Quando se fala que o carro elétrico não polui, só um terço da afirmação esta correto. Só se encontra correto no ponto de vista do utilizador. Quando à poluição do carro elétrico não é referida ao utilizador a poluição existe no seu fabricante, incluindo a fabricação das baterias, a poluição que se produz para geração da eletricidade parra carregar as baterias e por fim não se informa o grau de poluição para a destruição das suas baterias quando estas atingem o seu tempo de vida útil. O uso desses carros deve vir acompanhado de matriz energética com fontes renováveis de energia e menos poluentes.

 

 

 

TESLA a nova marca…

 

Sem tradição no mundo das grandes marcas de carros, como conseguiu se tornar referencia em veículos elétricos? Basta dar uma volta com o Tesla Model S para entender. Alem do belo visual esportivo, ao pisar no acelerador o carro acelera instantaneamente. Em vez de dados como potencia e torque, o Tesla destaca informações como potencia da bateria, aceleração e autonomia. Entre as características, alem do total silencio a bordo, o esportivo perde velocidade rapidamente quando se tira o pé do acelerador. Isso economiza pastilhas de freio. A tração é integral, o porta-malas é espaçoso e praticamente todas as funções são controladas por meio da enorme tela central de 17 polegadas, o que inclui até abertura do teto solar.

Tesla Model 3 : A Tesla havia anunciado o Model 3 como um carro elétrico para as massas.Uma estimativa do setor atualmente aponta que a fabricante já produziu 9700 veículos até agora,resultando em uma media de 704 Model 3 por semana.A imprensa norte-americana estima que quem comprar um Model 3 agora precisará esperar pelo menos 12 meses para levá-lo para casa.

 

 

 

GURGEL  – o carro elétrico nacional

Em 1974 a Gurgel apresentava um pioneiro projeto de carro elétrico. O Itaipu, alusão à usina hidroelétrica, era bastante interessante: ótima área envidraçada,quatro faróis quadrados e um limpador sobre o enorme para-brisa, que tinha a mesma inclinação do capo traseiro.Visto de lado,era um trapézio sobre rodas.Era um mini carro de uso urbano para duas pessoas,fácil de dirigir e manobrar,que usava baterias recarregáveis em qualquer tomada de luz.Ele tinha tudo para dar certo se não fosse os problemas com a durabilidade,capacidade e peso das baterias,o que até hoje é um desafio.

Gurgel Motores S/A foi uma fabricante de automóveis brasileira. A montadora produziu aproximadamente 30 mil veículos genuinamente brasileiros durante seus 27 anos de existência.Fundada em 1969 e encerrada em 1996.

 

 

 

 

 

fontes:

foto: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT322726-17579,00.html

http://www.gurgelclube.com.br/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo