Carros que ajudam a salvar o planeta!

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AUTOMÓVEL HÍBRIDO ELÉTRICO

Um automóvel hibrido elétrico é um carro que possui um motor de combustão interna, normalmente gasolina, e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões. Como exemplo, tem-se um automóvel que combina motor a combustão e motor elétrico e na realidade é um veiculo elétrico alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível. Embora o automóvel hibrido polua menos do que os somente com motor a combustão, seus custos são altos se comparados á diferença de emissão de poluentes.Por enquanto,apenas carros caros dispõem dessa tecnologia.O governo busca implantar essa tecnologia no transporte coletivo,como em ônibus,para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos,que é cada vez pior. Estes diferem dos Trólebus por não possuírem fiação aérea para fornecer energia, podendo circular em qualquer lugar; o Trólebus só pode trafegar onde exista esse suporte.

 

 

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

  1. Redução do tamanho dos motores a combustão: Na ausência de um motor elétrico, a potência máxima disponível depende de motores maiores, que dissipam mais potencia e consomem mais combustíveis. Por outro lado,quando se pode contar com o auxilio de um motor elétrico,pode-se adotar um motor a combustão dimensionado para a potencia media, e, portanto menor.
  2. Utilização do Ciclo de Atkinson que propicia maior eficiência energética do que o Ciclo de Otto.
  3. Frenagem regenerativa: parte da potencia de frenagem é eletromagnética e transforma energia cinética em energia elétrica que pode ser armazenada.
  4. Desligamento do motor a combustão: em situações nas quais a potencia do motor elétrico é suficiente
  5. Possibilidade de captação de energia solar ou eólica.

 

CLASSIFICAÇÃO dos HÍBRIDOS

  1. Nos primeiros carros híbridos o motor a explosão é responsável pela locomoção do carro e o elétrico era um auxilio extra para melhorar o desempenho do mesmo. Este tipo é conhecido como hibrido-paralelo
  2. Outro método utilizado é o motor elétrico ser o responsável pela locomoção do automóvel, sendo que o motor a explosão apenas movimenta um gerador responsável por gerar a energia necessária para o carro se locomover e para carregar as baterias. Geralmente carros de grande porte utilizam esse sistema, conhecido como hibrido-série.
  3. O terceiro é o sistema hibrido misto, que combina aspectos do sistema em serie com o sistema paralelo, que tem como objetivo maximizar os benefícios de ambos. Esse sistema permite fornecer energia para as rodas do veiculo e gerar eletricidade simultaneamente,usando um gerador,diferentemente do que ocorre na configuração paralela simples.É possível usar somente o sistema elétrico,dependendo das condições de carga.Também é permitido que os dois motores atuem de forma simultânea.

HISTÓRIA

O Toyota PRIUS, lançado no mercado japonês em 1997, foi o primeiro veiculo hibrido produzido em serie e virou o automóvel hibrido mais vendido do mundo.Em 2001 foi lançado em outros mercados em nível mundial.A segunda geração do PRIUS foi lançado em 2004 e a terceira em 2009. A quarta geração do PRIUS convencional foi lançado no mercado japonês em dezembro de 2015, e na Europa e na America do Norte no inicio de 2016.

TOYOTA Já Vendeu 11,47 Milhões de Veículos Elétricos

A Toyota encerrou 2017 com a venda de 1,52 milhão de veículos eletrificados, desempenho que vem se consolidando de forma crescente-e recorde-a cada ano.

O resultado represente expansão de 8% sobre 2016 e apontam vendas acumuladas de eletrificados de 11,47 milhões de unidades nos últimos 20 anos, representando uma redução de mais de 90 milhões de toneladas de CO2 comparado a vendas de veículos convencionas equivalentes.

Desde a introdução do primeiro propulsor eletrificado comercialmente disponível no PRIUS no Japão em 1997, a Toyota tem trabalhado para melhorar a tecnologia como a base de seus esforços de eletrificação, tendo lançado seu primeiro veiculo elétrico movido à célula de combustível, o MIRAI, em 2014, a quarta geração do PRIUS em 2016 e a segunda geração do veiculo elétrico plug-in em 2017. A Toyota tem como objetivo aumentar as vendas de veículos elétricos-hibridos para diminuir o CO2 de carros novos ao redor do mundo. Os esforços para melhorar e aumentar a diversidade de opções de propulsores eletrificados estão diretamente ligados ao “Desafio Ambiental 2050” da Toyota, que consiste no objetivo de alcançar vendas anuais de veículos eletrificados de 5,5 milhões de unidades em 2030, conforme anunciado em dezembro de 2017.

Metas do Desafio Ambiental 2050

  • Reduzir a media global de emissão de CO2 de novos veículos em 90% até 2050 (comparado à media global da Toyota de 2010)
  • Alcançar vendas globais anuais de mais de 30 mil veículos movidos a célula de combustível em 2020. No Japão, vender ao menos mil veículos por mês.
  • Começar as vendas de ônibus movidos a célula de combustível em pequenas quantidades no começo de 2018, com foco em Tóquio; preparação para vender mais de 100 ônibus movidos a célula de combustível antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
  • Alcançar vendas de 1,5 milhão de híbridos anualmente e 15 milhões de híbridos cumulativamente até 2020
  • Reduzir emissão media de CO2 de novos veículos em mais de 22% em 2020(comparado à media global da Toyota em 2010).

Goste você ou não, o futuro pertence aos carros híbridos e elétricos. É um caminho sem volta, tanto para o bem do nosso ecossistema e quanto para o bolso. Mas apesar do Brasil ser um País acostumado com atrasos, podemos ver certa reação por parte das nossas autoridade e fabricantes para que mais um passo seja dado na direção de um futuro melhor para nossos sucessores…

NOVIDADE BRASILEIRA

Dispostas a mostrar ao mundo que o Brasil tem uma solução viável no curto prazo até que a eletrificação dos automóveis seja adotada em grande escala, montadoras locais farão novos testes com o uso do etanol como gerador de energia das baterias de modelos híbridos.

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