CONSUMO CONSCIENTE – ENERGIA ELÉTRICA

CONSUMO CONSCIENTE – ENERGIA ELÉTRICA

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência por mês;

  1. DVD: O,24 kWh 2 horas/dia
  2. Lavadora de roupa: 1,76kWh 1 hora/dia
  3. Iluminação: 3,45 kWh    5 horas/dia
  4. Ferro elétrico: 7,2kWh 1 hora/dia
  5. Computador: 15,12 kWh 8 horas/dia
  6. Ventilador: 17,52kWh 8 horas/dia
  7. TV: 30,45 kWh   5 horas/dia
  8. Geladeira: 56,88 kWh   24 horas/dia
  9. Chuveiro elétrico: 88 kWh   32 min./dia
  10. Ar-condicionado: 193,76 kWh  8 horas/dia

 

SAIBA COMO CALCULAR O VALOR DA SUA CONTA

Todo mês é feita a leitura do medidor de energia da sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. O consumo do mês é listado no campo “Demonstrativo de Consumo da Nota Fiscal” na sua conta de energia

 

COMO É CALCULADO O CONSUMO MENSAL DOS EQUIPAMENTOS

kWh= potencia dos equipamentos (w)  X  Numero de horas X Numero de dias utilizados ao dia de uso no mês
————————————————————
1.000

COMO É CALCULADO O VALOR DA CONTA MENSAL

A tarifa de energia elétrica é determinada pela ANEEL-Agencia Nacional de Energia Elétrica

O valor cobrado é calculado multiplicando o consumo mensal pela tarifa de energia com impostos

O total de impostos cobrados é listado no fim da conta no campo “informações de Tributos” nos itens ICMS/PIS/COFINS

 

BANDEIRA VERDE!

CONSUMO CONSCIENTE - ENERGIA ELÉTRICA

A bandeira tarifária para o primeiro mês de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. A estação chuvosa está propiciando elevação da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e do nível dos reservatórios, com consequente recuperação do risco hidrológico(GSF) e manutenção do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) em patamar reduzido. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

 

Leia também:

CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Japão Longevidade e agroquímicos

 

CONSUMO CONSCIENTE – ENERGIA ELÉTRICA

 

CUIDADO COM AR-CONDICIONADO!

CONSUMO CONSCIENTE - ENERGIA ELÉTRICA

A razão para isso é que o ar-condicionado tem um consumo de energia similar ao de um chuveiro elétrico, porem ele tende a ficar ligado por muito mais tempo.

“Um aparelho de ar condicionado de 12.000BTU consome tipicamente 25 kWh/mês para ficar ligado apenas uma hora por dia. Se ficar ligado quatro horas por dia, dependendo do ambiente, pode consumir 100 kWh/mês” explica Renato Giacomini, coordenador do departamento de Engenharia Elétrica da FEI.

Para termos uma ideia do que esse numero significa, uma residência brasileira consome em media 157,9 kWh/mês, de acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, do Governo Federal

Ou seja: um ar-condicionado ligado diariamente por quatro horas consumira cerca de 63% do consumo total da residência considerada padrão pelo governo

 

ORIENTAÇÕES

O consumo do ar-condicionado pode ser reduzido se seguirmos algumas orientações referentes ao seu uso.

– Manutenção em dia: o ideal é limpar os filtros periodicamente, verificar se as saídas de ar não estão obstruídas, evitar que a unidade condensadora sofra incidência direta do sol e verificar a carga do fluido refrigerante e se há vazamentos desse liquido.

– Uso econômico: evitar que haja muita troca de calor entre o ambiente refrigerado pelo ar-condicionado e a sua parte externa. Deixe o local com portas e janelas fechadas.

– Escolha o equipamento correto: a escolha do aparelho também é relevante. Uma tecnologia que faz o ar-condicionado consumir menos é o chamado “inverter”. Ele que ajusta a velocidade do compressor à demanda de resfriamento do ambiente. Equipamentos com esta tecnologia são mais caros, mas a redução do consumo de energia pode chegar a 40%.

– SELO PROCEL: Também importante observar os selos de consumo de energia. Garantia que o equipamento esta entre os mais eficientes do mercado, ou seja, tem consumo menor de energia elétrica em comparação com os que não apresentam o selo. Não deixe de olhar também se o produto ostenta a etiqueta de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro.

 

Fontes:

ANEEL – PEE Programa de Eficiência Energética.

 Rodrigo Lara- UOL São Paulo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo