CONSUMO CONSCIENTE

Dicas para adotar hábitos sustentáveis e cuidar do planeta

CONSUMO CONSCIENTE

Dicas para adotar hábitos sustentáveis e cuidar do planeta

Geração de Resíduos Sólidos Urbanos – Lixo

Entre 2010 e 2019, a geração de RSU no Brasil registrou considerável incremento, passando de 67 milhões para 79 milhões de toneladas por ano. Por sua vez, a geração per capita aumentou de 348 kg/ano para 379 kg/ano.

Consumir de forma exagerada e sem cuidados especiais, traz riscos para você e para o planeta.

Todo resíduo produzido causa impactos ambientais negativos ao meio ambiente.

Porem pequenas atitudes na sua rotina diária podem ajudar, e muito, na preservação ambiental

Dicas:

1. Separe o lixo:

Uma iniciativa simples para você fazer na sua casa e contribui para a diminuição da quantidade de resíduo que é destinada a aterros sanitários e lixões, podendo poluir lençóis freáticos, liberar gases nocivos e abrigar animais transmissores de doença.

Separe vidros, plásticos, metais e papeis. Principalmente latinhas de alumínio e pets plásticos. Eles podem ser enviados para a coleta seletiva de sua cidade, cooperativas ou catadores.

Já itens como pilhas, lâmpadas, equipamentos eletrônicos, medicamentos e óleo de cozinha, que são altamente poluentes e perigosos, devem ser levados para locais especializados em recolher esses materiais.

2. Reutilize embalagens:

Adote cada vez mais o costume de reaproveitar embalagens. É um habito sustentável que faz parte da sua rotina, e não exige grandes esforços. Reutilizar o que compramos colabora para consumir menos. Desse modo, geramos menos lixo.

Muito pode ser reaproveitado além do pote de sorvete, como vidros, embalagens de papelão, papeis especiais, fitas, garrafas PET.

O processo de reutilização ajuda a proteger o meio ambiente.

Use sua criatividade.

3. Escolha produtos com refil:

Quando for comprar um produto, verifique se ele possui refil. Assim, na próxima compra você só troca o conteúdo, economiza dinheiro e ainda gera menos lixo para o ambiente.

Só a escolha desse tipo de embalagem já evita o descarte de 1,6 mil toneladas de resíduos no planeta por ano.

4. Utilize sacolas retornáveis:

A maior parte do lixo que entope os oceanos é composto por plásticos, como o usado nas sacolinhas descartáveis. Isso prejudica a vida marinha e a nossa. Cerca de 83% da água que sai das nossas torneiras contem partículas do material, e seus químicos tóxicos podem ser encontrados em nossa corrente sanguínea. Para ajudar a reverter esse quadro, lembre sempre de usar sua Sacola Sustentável.

5. Faça a compostagem em casa:

Aproveite que você já esta separando o lixo em itens recicláveis e orgânicos e faça a compostagem na sua casa. É uma alternativa efetiva que ajuda a reduzir a emissão do gás metano, um dos principais causadores da aceleração do efeito estufa, fruto da decomposição de resíduos orgânicos. Além de melhorar a qualidade do ar, você ainda ganhara um potente adubo orgânico.

Existem varias maneiras de fazer compostagem. Um processo mais rápido é optar pela compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, que pode ser feita em casas e apartamentos com o uso da composteira domestica.

Fontes:

www.comprasustentavel.com.br

www.natura.com.br/blog/sustentabilidade

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo