CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

  • Geração eólica sobe 17% até julho de 2018

De janeiro a julho, a geração de energia elétrica proveniente da fonte eólica cresceu 17,8% sobre igual período do ano passado, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As usinas movidas pela força do vento somaram 4.470 megawatts (MW) médios entregues entre janeiro e julho, destacou a CCEE.

A representatividade da fonte eólica em relação ao todo da energia gerada no período pelas usinas do sistema alcançou 7% em 2018.

A fonte hidráulica (incluindo as Pequenas Centrais Hidreletricas-PCHs) foi responsável por 74,5% do total e as usinas térmicas responderam por 18,1%.

CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

A CCEE contabilizou 520 usinas eólicas em operação comercial no País ao final de julho, somando 13.240 MW de capacidade instalada, avanço de 17% frente às 446 unidades geradoras existentes em julho de 2017. Quando a analise foca na geração por estado, o Rio Grande do Norte se mantém como maior produtor de energia eólica no País com 1.244 MW médios de energia entregues nos primeiros sete meses de 2018.

Na sequência, aparecem a Bahia, com 1.094,8MW médios produzidos, o Piauí, com 576,9 MW médios, o Rio Grande do Sul, com 569,9 MW médios e o Ceara com 553,4 MW médios.

O Nordeste domina a produção de energia movida pelos ventos. Dos dez maiores produtores, oito estão na região.

Fonte: CANAL ENERGIA

 

Leia também:

Japão Longevidade e agroquímicos

Energia solar

 

CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

ENERGIA LIMPA – EÓLICA

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica é renovável, esta permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa durante a sua produção.

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

 

MATRIZ ENERGIA ELÉTRICA BRASIL – 2016

  • Biomassa (bagaço de cana, lenha, lixívia): 8,8%
  • Hidráulica: 68,5%
  • Derivados de Petróleo: 2,1%
  • Carvão Mineral e derivados: 2,8%
  • Gás Natural: 8,1%
  • Nuclear: 2,6%
  • Eólica: 5,3%
  • Gás Industrial: 1,7%
  • Outras, solar: 0,1%

CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo