Energia eólica

Energia eólica

Energia eólica

*Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica é renovável, esta permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa durante a sua produção.

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

 

Energia elétrica

Em 1975 o departamento de Energia dos Estados Unidos financiou um projeto de desenvolvimento de turbinas eólicas, gerido pela NASA, com a finalidade de serem incorporadas na rede de distribuição de energia. Estas turbinas experimentais abriram o caminho para grande parte da tecnologia que é hoje usada. Desde então, as turbinas tem aumentado significamente de tamanho, sendo as maiores capazes de produzir 7,5 MW. A potencia da turbina é medida em quilowatts (kW) ou megawatts(MW),enquanto que a energia produzida é medida em quilowatts-hora(kWh) e respectivos múltiplos.

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores – grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou moinho que produz com o movimento da hélice um campo magnético na turbina. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica..Precisam agrupar-se em parques eólicos,concentrações de aerogeradores,necessários para que a produção de energia se torne rentável,mas podem ser usados isoladamente,para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e , se utilizada para substituir fontes de combustível fosseis,auxilia na redução do efeito estufa.

A tecnologia de instalação da geração eólica pode ser onshore (em terra) ou offshore(marítima),na tecnologia offshore o custo de instalação é mais elevado comparado com onshore,contudo na offshore o potencial de geração é maior.

O sistema de geração de energia elétrica pode ser on-grid(interligado à rede)ou off-grid(isolado da rede).No sistema on-grid a geração de energia é interligada à rede elétrica do Sistema Interligado Nacional(SIN) o qual é mais utilizado comercialmente.

Leia também:

Mercado Livre de Energia Elétrica

Biomassa é uma energia limpa?

 

Energia eólica

Mercado Livre de Energia

Para um projeto de crescimento sustentável, entre muitas ações, uma prioridade é a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Para isso o Brasil tem de investir na diversificação de sua matriz energética e incluir fortemente fontes de energia renovável e limpa.

Uma grande ferramenta é o Mercado Livre de Energia, que tem como principal vantagem, a possibilidade do consumidor escolher, entre os diversos tipos de contrato, aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Também incentiva os geradores de energia, alem dos serviços públicos.

  • Produtores independentes
  • autoprodutores

Os consumidores especiais que possuem demanda contratada igual ou maior que 500kW e menor que 3000kW,independente do nível de tensão,podem contratar energia proveniente apenas de usinas eólicas,solares,a biomassa,pequenas centrais hidrelétricas ou hidráulica de empreendimentos com potencia inferior ou igual a 50.000kW,as chamadas fontes especiais de energia.

O consumidor especial só pode adquirir energia incentivada (eólica, biomassa, fotovoltaica e PCH),que é mais cara mas tem subsidio na tarifa de uso do fio,transmissão e distribuição.

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica-CCEE

Atua como instituição responsável por oferecer uma estrutura que envolve aspectos regulatórios, operacionais e tecnológicos para viabilizar as operações de compra e venda de energia em todo o Sistema Interligado Nacional-SIN

Fontes: Wikipédia- colocar desenho da turbina
http://www.educacional.com.br/recursos/enem/renovaveis/eolica.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *