ENERGIA RENOVAVEL

ENERGIA RENOVÁVEL

Com o objetivo de diminuição da emissão de gases do efeito estufa e as políticas de créditos de carbono tem impulsionado os países a investirem na diversificação de suas matrizes energéticas e incluírem fontes de energia renovável em suas produções. Tal panorama é impulsionado, ainda, pelo Acordo de Paris, estabelecido durante a COP21(Conferencia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada em 2015),na qual 197 países se comprometeram a adotar medidas sustentáveis.

Apesar de os Estados Unidos,um dos principais emissores de gases do efeito estufa no mundo,terem saído do Acordo recentemente,muitas nações estão atentas para as mudanças necessárias ao bem estar do planeta.Como participante da COP21 e do acordo de Paris, o Brasil assumiu compromissos,entre eles o de ampliar a participação de fontes de energia renováveis(eólica e solar, por exemplo)na matriz energética.Nosso pais pode chegar a 2050 com uma matriz energética 100%renovável,criando novos postos de trabalho,melhorando a qualidade do ar e a vida de milhões de pessoas e ajudando a combater as mudanças climáticas.O caminho para esse Brasil passa por fazer uma Revolução na nossa forma de gerar e consumir energia nos próximos anos.E esse caminho é apresentado pelo relatório Revolução Energética de 2016.Elaborado pelo GREENPEACE BRASIL a cada três anos com a colaboração de um grupo de especialistas de renome,a edição mais recente é a primeira a propor um cenário com 100%de fontes renováveis até a metade deste século.Desde o Acordo de Paris,o Brasil tem o compromisso de cortar suas emissões de gases de efeito estufa e descarbonizar sua economia durante a segunda metade deste século.Para mostrar como o Brasil pode alcançar 100% de energia renovável em 2050,o Revolução Energética considera algumas premissas e princípios em seu cenário:

-Eliminação do uso de todos os combustíveis fósseis na matriz energética, zerando as emissões do setor;
-Eliminação do uso de energia nuclear e de novos projetos hidrelétricos no bioma Amazônia;
-Implementação de soluções renováveis, com a priorização de novos projetos de energia solar e eólica, incluindo sistemas de geração de energia descentralizados;
-Respeito ao meio ambiente na construção de projetos energéticos;
-Consideração dos impactos sociais, causados por grandes obras,nas comunidades tradicionais e povos indígenas.E respeito aos direitos constitucionais e humanos.
-Fim da dependência dos combustíveis fósseis para o crescimento econômico

FONTES DE ENERGIA

RENOVÁVEIS:

Capazes de se manter disponíveis a longo prazo,pois seus recursos se regeneram ou se mantém ativos permanentemente

  1. SOLAR : existem duas formas de utilização da energia solar:fotovoltaica – em que placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica ; e térmica-que aquece a aguá e o ambiente através da conversão da água em vapor.
  2. EOLICA : utiliza a força dos ventos que giram as hélices de grandes cataventos.Estes,por sua vez,movem as turbinas,acionando os geradores de energia.
  3. HIDRICA : utiliza-se do movimento das águas dos rios para a produção de eletricidade
  4. BIOMASSA : corresponde a toda e qualquer matéria orgânica não fóssil utilizada para a queima e produção de energia.
  5. GEOTERMICA : as usinas geotérmicas injetam água no subsolo por meio de dutos especificamente elaborados para esse fim.Essa água evapora e é conduzida pelos mesmos tubos até as turbinas,que se movimentam e acionam o gerador de eletricidade.
  6. DAS ONDAS e das MARES : é possível produzir eletricidade tanto pela movimentação das ondas quanto pela utilização da energia das mares,em que uma barragem capta a água durante as suas cheias e a libera quando as mares diminuem,girando as turbinas que ativam os geradores

 

NÃO RENOVAVEIS:

Utiliza recursos naturais  esgotáveis de médio a longo prazo e, na maior parte das vezes apresenta problemas de ordem ambiental

  1. PETROLEO : o petróleo se forma a partir da deposição de restos orgânicos de animais e vegetais no fundo dos oceanos,onde também se constituem as bacias sedimentares . Sua queima é responsável pela emissão de poluentes na atmosfera.
  2. CARVÃO MINERAL : a formação do carvão mineral assemelha-se,em partes,a do petróleo,pois ambos9e também o gás natural)são combustíveis fosseis,que se formaram em áreas sedimentares.
  3. GAS NATURAL : o gás natural nada mais é do que a mistura de hidrocarbonetos leves na forma gasosa,tais como o metano,etano,propano,butano e outros.É muito utilizado em usinas termoelétricas.
  4. NUCLEAR : a energia nuclear é obtida a partir do processo de fissão nuclear de átomos de urânio,que é considerado uma fonte esgotável de energia.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo