Ovos Orgânicos

São produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos nem fertilizantes químicos.

Ovos Orgânicos

São produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos nem fertilizantes químicos.

Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.

As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural. É proibida a
prática da debicagem e do confinamento em gaiolas.

Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitaminas A do que os de granja. Para chamar seus ovos de orgânicos, o produtor precisa receber um certificado emitido por uma certificadora terceirizada, que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura. Por motivos óbvios, esses ovos são mais caros.

E não vale a pena?

GUIA PARA DIFERENCIAR OS TIPOS DE OVOS

Ovo de granja : é o ovo de galinhas de linhagens geneticamente melhoradas, criadas em gaiolas e que recebem uma alimentação balanceada, com ração à base de insumos como milho e soja transgênicos. O ambiente, a nutrição e a sanidade dessas aves são controladas.

Ovo “Cage free”: é o ovo de galinhas de granja que não são criadas em gaiolas. Elas têm ninhos, poleiros, recebem uma alimentação balanceada e ficam em ambientes com luminosidade controlada. A ideia é prover um sistema de confinamento, mas que permita à ave expressar seu comportamento natural, com espaço para ciscar, por exemplo.

Ovo caipira : é obviamente, o ovo da galinha caipira. A galinha caipira é uma ave de raça rustica, criada em ambiente com uma instalação fechada (aviário ou galinheiro), mas que tenha também uma área aberta ao pasto. Para cada ave, deve ser oferecido 0,5m 2 de pasto. A ração da galinha caipira não deve conter nenhum pigmento artificial e ela deve se alimentar também de verduras, ervas e legumes. Por comer folhas verdes e milho, a galinha ingere naturalmente um pigmento que deixa a gema do ovo mais alaranjada.

Ovo orgânico :é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos. É o único tipo de ovo de galinhas que não podem receber medicamentos como antibióticos e promotores de crescimento.

O conceito de orgânico também determina que a criação respeite o meio ambiente, sem causar danos ao solo, ar e outras culturas de produção. A cor e a espessura da casca podem variar conforme a raça das galinhas.

 Há pouco tempo acreditava-se que o ovo aumentava terrivelmente o colesterol e por isso deveria ser banido do cardápio!

Porem o tempo passou e as pesquisa mostraram que o ovo é rico em proteínas, vitaminas, minerais e substancias antioxidantes que protegem o organismo.

 

Ovos Orgânicos

Fontes:

www.comprasustentavel.com.br
www.ciorganico.com.br
www.sitedoovo.co.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo