Pensamento no Ciclo de Vida!

Pensamento no Ciclo de Vida

O pensamento no ciclo de vida é um conceito que integra estratégias de produção e consumo sustentáveis, mas diferente da analise de ciclo de vida, ainda que varias das ferramentas a ela relacionadas possam ser utilizadas para embasar o pensamento,como LCA (Life Cycle Assessment –Avaliação de Ciclo de Vida ) e LCC ( Life Cycle Costing – Custo de Ciclo de Vida).

Enquanto a LCA é uma ferramenta eficiente para comparação de impactos ambientais de produtos,quando se trata de estabelecer prioridades entre produtos distintos dentro de um sistema mais complexo e amplo de impactos, a ferramenta já não é suficiente. Isto porque não permite a analise de impactos indiretos e é passível de manipulação.

 

“ O pensamento no ciclo de vida implica que todos da cadeia de valor do ciclo de vida de um produto,do berço ao tumulo,tem uma responsabilidade e um papel a desempenhar,levando em consideração todos os efeitos externos relevantes.Os impactos de todos os estágios do ciclo de vida(materiais,produção,uso pelo consumidor,disposição final)devem ser considerados de maneira abrangente no momento de tomada de decisões informadas sobre padrões de produção e consumo,políticas e estratégias de gerenciamento”

 

O pensamento no ciclo de vida envolve:

  • Escolher uma métrica (medida);
  • Pesar os impactos;
  • Estabelecer os limites;
  • Analisar cuidadosa e atentamente.

 

 

O pensamento no ciclo de vida também requer uma analise do sistema complexo de impactos em toda a cadeia de valor. Isto porque os impactos são diferenciados em cada etapa da cadeia. Compreender todo o processo permite que seja tomada a melhor decisão em relação a uma política publica para fomento de produção e consumo sustentável ou escolha de um produto mais sustentável. A metodologia de compras publicas sustentáveis- CPS do ICLEI tem o pensamento no ciclo de vida implícito em sua concepção.

5 Rs :  Repensar,Recusar,Reduzir,Reutilizar,Reciclar

REPENSAR a necessidade de consumo e padrões de produção e descarte adotados

RECUSAR possibilidades de cosumo desnecessário e produtos que gerem impactos ambientais significativos

REDUZIR, evitando-se desperdícios, consumindo menos produtos, dando preferência aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

REUTILIZAR é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo, reaproveitando tudo o que estiver em bom estado. É ser criativo, inovador, usando um produto de diferentes maneiras.

RECICLAR significa transformar materiais usados em matérias primas para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais.

 

ACV –(Avaliação do Ciclo de Vida)

É uma ferramenta de gestão que identifica aspectos ambientais e avalia os impactos ambientais de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida. A ACV considera todas as atividades e obtém o fluxo de massa e energia em todas estas atividades. De tal modo que se tem uma visão global do produto, não destacando uma ou algumas características, mas sim,todas.

A NBR 14044 define avaliação do ciclo de vida (ACV) como uma compilação e avaliação das entrada,saídas e dos aspectos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida.

Portanto;
ACV (LCA) é uma mudança do foco sobre processo, para o foco sobre o produto.

 

Fonte: Ministério do Planejamento Brasil

ICLEI – Secretariado Europeu e Centro em Compras Sustentáveis na Alemanha.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo