Produtos Orgânicos

O que são produtos orgânicos?

Produtos Orgânicos

O que são produtos orgânicos?

São produtos livres de agrotóxicos e outros produtos químicos sintéticos, seja adubo, fertilizante, pesticida ou defensivos agrícolas.

Na lavoura, os orgânicos são cultivados com adubos naturais e, em caso de necessidade, com defensivos biológicos.

A produção deve respeitar a sazonalidade dos vegetais e os ciclos naturais. Alimentos orgânicos não podem ter corantes ou conservantes sintéticos. As carnes não podem levar antibióticos promotores de crescimento.

Para serem comercializados como orgânicos os produtos devem ser certificados e receber um selo, reconhecido pelo Ministério de Agricultura que atesta o cumprimento de normas de produção.

As definições sobre agricultura e produção orgânica estão dispostas na Lei nº 10.831/2003.

Nos produtos embalados o rotulo deve ostentar o selo. Ele aparece até nos saquinhos que envolvem produtos frescos, como folhas e frutas. Nos ingredientes vendidos a granel é preciso pedir para ver o certificado do produtor.

Quais itens podem ser certificados?

Além de legumes, frutas e verduras, a lista de orgânicos inclui carnes, ovos, laticínios, itens industrializados variados, maquiagem e outros artigos de beleza, produtos de limpeza, além de bebidas, alcoólicas ou não.

Há ainda café, açúcar, arroz, feijão, massa, chá, iogurte, queijo, pão, molho, biscoito. granola, palmito, basta procurar pelo selo na embalagem.

Assim como os vegetais, carnes e ovos também passam por auditoria e certificação que garantem que os animais são criados em pasto sem aplicação de agrotóxicos e fertilizantes.

Orgânicos são mais caros?

No geral, sim. Mas quando se compra em feiras ou diretamente de produtores, a diferença de preço em relação aos convencionais cai bastante. Dependendo do local de compra, podem ser mais baratos.

São mais gostosos?

Tem o sabor original e mantem suas características próprias sem modificações.

Lavar bem remove os agrotóxicos?

Não. A toxidade é sistêmica atinge desde a raiz da planta. A lavagem da casca do legume ou da fruta reduz os resíduos, mas não é possível eliminar agrotóxicos dos alimentos totalmente

São mais nutritivos?

O que eles têm é melhor valor nutricional, com lipídios, proteínas e sais minerais de mais qualidade.

Orgânicos são melhores para o meio ambiente?

Sim. Primeiro, porque evitam a contaminação em cadeia do solo e das águas, afetando culturas, animais e populações humanas.

Um exemplo recente é a redução das populações de abelhas que estão morrendo por causa da contaminação por pesticidas – as abelhas polinizam as plantas e sem elas boa parte dos vegetais também deixaria de existir.

Outra vantagem dos cultivos orgânicos é a utilização de adubos vegetais e outros nutrientes orgânicos em vez de adubos químicos sintéticos que deixam resíduos no solo e na água.

 

Produtos Orgânicos

Fontes: www.comprasustentavel.com.br

www.ciorganicos.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo