Vinho Orgânico

São produtos livres de agrotóxicos e outros produtos químicos sintéticos

Vinho Orgânico

O que são produtos orgânicos?

São produtos livres de agrotóxicos e outros produtos químicos sintéticos, seja adubo, fertilizante, pesticida ou defensivos agrícolas.

Na lavoura, os orgânicos são cultivados com adubos naturais e, em caso de necessidade, com defensivos biológicos. A produção deve respeitar a sazonalidade dos vegetais e os ciclos naturais.

Alimentos orgânicos não podem ter corantes ou conservantes sintéticos. As carnes não podem levar antibióticos promotores de crescimento.

Para serem comercializados como orgânicos os produtos devem ser certificados e receber um selo, reconhecido pelo Ministério de Agricultura, que atesta o cumprimento de normas de produção.

Há seis certificadoras em atuação no país:

-Ecocert
-IBD
-Tecpar
-AAO
-Cert Mokiti Okada
-OIA

Além da certificação participativa, feita pelos próprios produtores.

As definições sobre agricultura e produção orgânica estão dispostas na Lei nº10.831/2003

Quais produtos podem ter certificado?

Além de legumes, frutas e verduras, a lista de orgânicos inclui carnes de boi, porco, frango, peixe, ovos, laticínios, itens industrializados variados, maquiagem e outros artigos de beleza, produtos de limpeza, além de bebidas, alcoólicas ou não.
Há também café, açúcar, arroz, feijão, massa, chá, iogurte, queijo, pão, molho, biscoito, granola, palmito, basta procurar pelo selo na embalagem.

Assim como os vegetais, carnes e ovos também passam por auditoria e certificação que garantem que os animais são criados em pasto sem aplicação de agrotóxicos e fertilizantes.

O tratamento veterinário dos animais orgânicos também é diferenciado: as vacinações oficiais são obrigatórias, mas os cuidados não incluem antibióticos nem hormônios e são feitos com fitoterápicos ou homeopatia.

O que todos esses produtos têm em comum é o cuidado com obedecer a uma linha de produção sustentável e segura para o meio ambiente.

Por esse motivo, todo produto orgânico que atende a essas exigências recebe um selo de certificação da
entidade responsável por essa verificação.

Vinho Orgânico

O vinho orgânico é uma bebida que tem toda sua escala de produção baseada em atividades sustentáveis e que também ignora o uso de compostos químicos para aumentar qualidade ou rentabilidade do produto.

Atualmente, pelo menos 4% da produção mundial de vinhos são realizadas com técnicas orgânicas. Os pioneiros nessas técnicas foram os americanos, que desenvolveram seus primeiros vinhedos orgânicos na região da California.

Para se produzir um vinho orgânico, é possível aplicar várias técnicas que vão além de apenas evitar o uso de defensivos agrícolas nas parreiras.

Algumas atitudes simples podem auxiliar a melhorar o resultado de um vinhedo, sem ser necessário aplicar técnicas que podem de alguma maneira prejudicar o ambiente.

Alguns exemplos são as rotações de lavouras que ajudam o solo a se recuperar naturalmente, o uso de adubos verdes – ou naturais – e de coberturas vegetais para aumentar os nutrientes da região onde são plantadas as parreiras.

Vario são os motivos para se consumir um produto orgânico e os vinhos com rótulos orgânicos tem como objetivo serem bons, porém sempre com o compromisso de respeitar o meio ambiente.

Optar por esse tipo de vinho é, portanto, uma maneira de aderir a uma cultura de consumo mais sustentável no seu dia a dia.

 

Vinho Orgânico

Fontes: www.comprasustentavel.com.br
www.ciorganicos.com.br
www.paodeaçucar.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo