PRODUTOS QUIMICOS-SANEANTES

PRODUTOS QUIMICOS-SANEANTES

INSETICIDAS

 

Uma historia real

DDT : é um composto químico organoclorado,constituído de átomos carbono,hidrogênio e cloro. A sigla vem da designação técnica dicloro-difenil-tricloroetano. Não existe na natureza, tendo sido sintetizado em laboratório pela primeira vez em 1874. Mais de meio século depois,em 1939, o cientista suíço Paul Hermann Müller descobriu que era um potente inseticida. Müller ganhou o Premio Nobel em 1948.

Quando foi descoberto como inseticida, o DDT chamou a atenção pela sua capacidade de matar levas sucessivas de insetos, com uma só aplicação. O produto é muito pouco solúvel em água, e por isso permanece durante muito tempo no solo e nas plantas, depois de pulverizado. Alem disso é barato.

Inicialmente o DDT foi utilizado durante a II Guerra Mundial na década de 1940 para controlar doenças transmitidas por insetos, como a malaria e o tifo, entre as tropas aliadas e também em populações civis. Depois começou a ser aplicado também na agricultura. O DDT foi essencial no controle da malaria no mundo, inclusive nos países desenvolvidos.

EFEITOS NEGATIVOS: Ao mesmo tempo em que mata insetos, o DDT afeta negativamente o ambiente, agindo como toxico sobre toda a cadeia alimentar, desde micro-organismos até mamíferos. É capaz de matar peixes e afeta a reprodução das aves.Os primeiros países a banirem a sua utilização foram a Noruega e a Suécia,em 1970.Os Estado Unidos fizeram-no em 1972. Em 1995,34 países tinham proibido totalmente o DDT e outros 34 tinham adotado severas restrições ao seu uso. A Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes, que entrou em vigor em 2004, apenas admite o uso do DDT para o controle da malaria.

CUIDADO

Orientações para os consumidores de saneantes

Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas,escritórios,lojas,hospitais) são considerados saneantes. Os saneantes são importantes na limpeza de nossas casas e de outros locais, pois acabam com as sujeiras, germes e bactérias,evitando assim, o aparecimento de doenças causadas pela falta de limpeza nesses ambientes.

São exemplos de Saneantes

  • Detergente liquido: tira as sujeiras de pratos,copos,garfos,facas
  • Detergente e sabão em pó: tira sujeiras de roupas
  • Cera: da brilho e proteção em pisos,assoalhos
  • Água sanitária: desinfetam pisos, azulejos, banheiros, cozinhas.
  • Inseticida, repelente de insetos: mata ou expulsa insetos.
  • Desinfetante: mata germes e bactérias.

CONTROLE DOS SANEANTES:

Para serem vendidos em supermercados,lojas,mercearias e outros locais de comercio a  ANVISA –Agencia Nacional de Vigilância Sanitária exige que as empresas desenvolvam produtos saneantes seguros que deem bons resultados e que tenham rigoroso controle da qualidade.Todos os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização do Ministério da Saúde para cada produto saneante colocado a venda.

CUIDADO-SANEANTES CLANDESTINOS  – PIRATAS

São aqueles que estão a venda sem a permissão do Ministério da Saúde, ou seja, são produtos que não tem qualquer avaliação de que dão bom resultados e de que são seguros para o uso,manuseio ou armazenagem.Os saneantes clandestinos são vendidos por ambulantes em caminhões,peruas ou de porta em porta.Também costumam ser oferecidos em lojas por preços menores.

Cuide da sua saúde.Produtos piratas são muito mais perigosos,podem causar queimaduras,problemas respiratórios,irritação,machucados e graves intoxicações.

MUITO CUIDADO

Todo saneante é perigoso (autorizado ou pirata) e deve ser manuseado com cuidado e armazenado em lugar seguro. Cuidado com as crianças.

TODO PRODUTO TEM QUE TER RÓTULO

Só use produtos que tenham no rotulo, de forma clara,para o que ele serve.Essa indicação deve estar na parte da frente da embalagem,junto ao nome do produto.Por exemplo:sabão em pó,desinfetante,amaciante,detergente,inseticida

No rotulo, você lê informações sobre o produto. Todos os rótulos devem conter:

  • O nome do fabricante ou importador, com endereço completo, telefone e também o nome do técnico responsável pelo produto.
  • Data de fabricação, prazo de validade e numero de lote do produto.
  • A frase “Produto notificado na ANVISA/MS ou numero do registro no Ministério da Saúde
  • Avisos sobre os perigos e informações de primeiros socorros
  • O numero de telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAQ)
  • Caso esteja escrito no Rotulo ”PROIBIDA A VENDA DIRETA AO PUBLICO”ou “USO PROFISSIONAL”,este produto somente poderá ser utilizado por profissional habilitado.

O rotulo não pode estar rasgado, descolado da embalagem, manchado ou com letras que não deem para ler.

ALERTAS

  • Guarde os produtos saneantes bem longe de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos.
  • Mantenha os produtos saneantes fora do alcance de crianças e animais, pois podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas e causar acidentes graves.
  • Inutilize as embalagens vazias dos produtos saneantes, pois elas sempre ficam com resíduos. Jogue fora as embalagens vazias em sistema de coleta seletiva.
  • Somente misture um produto saneante com outro produto qualquer se esta indicação constar no rótulo, pois a mistura indevida pode causar reações explosivas ou vapores tóxicos.
  • Não perfure nem jogue no fogo embalagens AEROSSÓIS.Nunca vire o jato de um AEROSSOL em direção ao rosto de ninguém
  • Mantenha os produtos saneantes protegidos do sol,chuva e umidade
  • Mantenha os produtos saneantes longe do calor e do fogo,pois alguns desses produtos são inflamáveis.
  • Utensílios domésticos(copos,xícaras,colheres) só podem ser utilizados como medida para produtos saneantes se forem reservados apenas para esse fim.

 

SEMPRE ALERTA COM SANEANTES!

  • Na compra, na utilização, no armazenamento e no descarte..
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo