Conheça as informações que a etiqueta traz para você!

Etiqueta de eficiência energética

A Etiqueta é o Selo de Conformidade que aposta aos produtos nos pontos de venda, evidencia o atendimento a requisitos de desempenho estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

Dependendo do critério de desempenho avaliado, ela recebe nomes diferentes. Quando a principal informação é a eficiência energética do produto, por exemplo, ela se chama Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, e classifica os produtos em faixas coloridas que variam da mais eficiente (A) à menos eficiente (de C até G, dependendo do produto), além de fornecer outras informações relevantes (como, por exemplo, o consumo de combustível dos veículos e a eficiência na lavagem e no uso da água em lavadoras de roupa).

Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, mudando de acordo com as características técnicas de cada produto.

Um outro exemplo de etiqueta é o Selo Ruído, iniciativa coordenada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, que informa aos consumidores o nível de ruído gerado pelo funcionamento de aparelhos como secadores de cabelo, liquidificadores e aspiradores de pó, permitindo diferenciar aqueles mais silenciosos.

Antes de comprar um produto etiquetado, verifique a letra que indica sua eficiência.

E um lembrete!

Um lojista nunca pode tirar as etiquetas dos produtos antes da venda. Isso cabe ao consumidor.

Etiqueta

Etiqueta para lâmpadas

No caso de lâmpadas, a etiqueta é menor.

Etiqueta de lâmpadas

 

Fonte:

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo