Energia solar

Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas,dependendo da forma como capturam,convertem e distribuem a energia solar. Entre as técnicas solares ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos, concentradores solares térmicos das usinas heliotermicas e os aquecedores solares. Entre as técnicas solares passivas estão a orientação de um edifício para o sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas e projetar espaços que façam o ar circular naturalmente.

Na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica. Nas usinas heliotérmicas, a produção de eletricidade acontece em dois passos: primeiro, os raios solares concentrados aquecem um receptor e, depois, este calor é usado para iniciar o processo convencional da geração de energia elétrica por meio da movimentação de uma turbina. No aquecimento solar, a luz do sol é utilizada para aquecer a água de casas e prédios, o objetivo aqui não sendo a geração de energia elétrica.

 

Energia Solar Fotovoltaica

 

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

 

Principio de funcionamento

Num semicondutor exposto à luz, um fotão de energia arranca um elétron,criando ao mesmo tempo uma lacuna ou buraco no átomo excitado.Normalmente,o elétron encontra rapidamente outra lacuna para voltar a enchê-lo, e a energia proporcionada pelo fotão,por tanto,dissipa-se em forma de calor. O principio de uma célula fotovoltaica é obrigar aos elétrons e as lacunas a avançar para o lado oposto do material em lugar de simplesmente recombinar-se nele: assim produzir-se-á uma diferença de potencial e, portanto tensão entre as duas partes do material, como ocorre numa pilha.

A energia solar elétrica funciona por meio de equipamentos específicos que fazem a captação da luz do sol, passando por um processo que transforma ela em energia elétrica. Sendo, em sistemas on-grid(conectados à rede de distribuição),necessário:

 

Painel, Placa ou modulo solar:

Energia solar

Absorve a luz solar através das células fotovoltaica, produzindo energia elétrica. Normalmente são instalados nos telhados ou em pontos que tenham pouca incidência de sombra. São conectados entre si e, finalmente ao inversor solar. A quantidade varia conforme a necessidade de geração e irradiação solar no local

 

Inversor solar:

Usado para converter a energia gerada pelo painel solar, que é em Corrente Continua, para Corrente Alternada, que é a utilizada na maioria dos equipamentos (TV, Computador, iluminação, utensílios domésticos) de uma residência ou empresa.

 

Distribuição da Energia:

A energia solar convertida pelo inversor solar, normalmente, vai para o “quadro de luz” e dali distribuída para o imóvel.

Relógio Bidirecional:

Após a homologação do projeto, o relógio é trocado para um modelo que faça a contagem tanto da energia gerada (que sai do imóvel), quanto a consumida (que entra).Relógio padrão só conta a energia que entra.

 

 

Rede Elétrica:

Funciona como um back-up. Quando a energia solar não é suficiente para atender o consumo, complementa-se com a energia da rede elétrica da rua. Por exemplo, em períodos noturnos ou de chuva. Quando a energia solar gerada é mais que suficiente para atender o consumo, o imóvel transfere o excesso para a rede elétrica da rua, gerando creditos.

 

 

Leia também:

Energia eólica

Mercado Livre de Energia Elétrica

 

 

Energia solar

Energia Solar para Empresa e Indústrias.

A energia solar reduz custos, é fato. Instalando energia solar, a empresa reduz custo fixo. Combinando com outras praticas de eficiência energética, a redução poderá ser maior. Para manterem-se competitivas, precisam reduzir custos e a energia solar entra como uma opção alem de estar alinhada às principais praticas e certificações ambientais da atualidade. Existe também um beneficio alem do financeiro, o de que melhora a imagem e percepção da empresa/marca frente aos interessados (clientes, fornecedores, sociedade etc.),seguindo a tendência de uma maior preocupação com o planeta encontrada nos consumidores e negócios de hoje.

 

BRASIL:

Do total da matriz energética brasileira, menos de 0,0008% é produzido através “sistemas solares fotovoltaicos”, de acordo com dados de 2015. Em agosto de 2011 foi inaugurada no município de Tauá,no sertão do Ceara,a MPX Tauá,primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil.A maior usina solar do país,construída pela Tractebel Energia,é composta por 19.424 painéis solares e esta localizada em uma área de 10 hectares às margens da BR-101 no município de Tubarão,estado de Santa Catarina, e gera energia 3MW,suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências.O projeto faz parte de um investimento de pesquisa e desenvolvimento da Agencia Nacional de Energia Elétrica(Aneel) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Energia solar

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo