Horta orgânica em casa

Horta orgânica em casa

Horta orgânica em casa
Em tempos de pandemia, precisamos muitas vezes relaxar e ocupar nossas cabeças com alguma atividade.

Um bom momento para iniciarmos projetos e continuarmos aqueles que estão ali parados. Você está pronto para fazer uma horta orgânica em casa?

além de ser uma atividade relaxante, representa qualidade de vida, tanto pelo envolvimento com a natureza quanto pela experiência de colocar a mão na terra para consumir o próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa.

Veja como isso não só pode ser possível como pouco trabalhoso e econômico.

Escolha do local

Ela pode ser feita em um vaso e até mesmo em garrafas recicladas, organizadas em uma horta vertical que pode aproveitar o espaço ocioso.

Horta orgânica em casa

O local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente 5 ou 6 horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso.

é fundamental saber que cada planta possui uma necessidade específica de luz, o que deve ser considerado durante o planejando de sua horta orgânica.

Solo

O solo deve ser fértil e “fofo” (na densidade adequada) para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Além da nutrição, existe a preocupação com irrigação do solo, que deve manter-se úmido, mas nunca encharcado, para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.

O solo para produzir em vasos, muito conhecido como substrato, deve ser preparado e ter tido a adubação orgânica correta.

Já para a manutenção nutricional do solo, é possível utilizar diversos adubos orgânicos como cascas de ovos que são uma excelente fonte de Cálcio ou o uso do Bokashi, um adubo rico em diversos nutrientes e totalmente orgânico que pode ser feito com ingredientes caseiros, como casca de ovos, borra de café, húmus.

Leia também:

Como a quarentena afeta a saúde mental

Saiba como fazer a sua própria máscara

Horta orgânica em casa

Cuidados e tratos culturais

o cuidado essencial é estar sempre atento ao nível de umidade do solo, controlando-o com cobertura seca (substrato, areia, húmus, matéria orgânica).

é preciso capinar o solo e retirar ervas daninhas que competem por nutrientes.

Controle de pragas e doenças

se você esperar a praga aparecer para tentar controlá-la pode já ser tarde demais. Quando se pensar em produzir orgânico, é indispensável que seja feita tanto a prevenção, quanto o controle de pragas, sendo que existem diversas formas de controlar pragas na horta orgânica e a maioria delas envolve receitas bastante simples e com ingredientes acessíveis.

As principais pragas encontradas em hortas, tanto em vasos quanto em ambientes maiores, são pulgões, lagartas e lesmas. Um inseticida natural muito utilizado e eficiente é o óleo de Neem.

Por fim

Alface, o almeirão, a couve, a cebolinha, o manjericão, a salsa e a hortelã são ótimas opções para se iniciar pois precisão somente do básico para que a planta se desenvolva com vigor: água, luz e um solo saudável.

Horta orgânica em casa

Aprender o básico sobre o cultivo das espécies antes de iniciar sua horta orgânica permite melhor compreender quais as necessidades específicas de cada espécie para seu bom desenvolvimento.

Horta orgânica em casa

Fonte: https://ciclovivo.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *