Mercado Livre lança categoria para produtos sustentáveis

Mercado Livre lança categoria para produtos sustentáveis

Nova categoria no site de comércio eletrônico vai reunir produtos que se propõem a ter impacto ambiental e social positivo.

Mercado Livre lança categoria para produtos sustentáveis

O Mercado Livre lançou oficialmente, no dia 21 de agosto, uma categoria permanente de produtos sustentáveis em sua plataforma. Composta por itens que geram algum tipo de impacto positivo para a sociedade ou para o planeta, a oferta vai desde alimentos e produtos de beleza orgânicos, utensílios domésticos,  artigos reutilizáveis, artesanato até bicicletas, placas solares e composteiras.

A seção, que reúne mais de 5000 produtos no Brasil também estará disponível em outros países onde o Mercado Livre atua: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. A proposta reforça o posicionamento de sustentabilidade da companhia e vai de encontro com as tendências crescentes relacionadas à importância de aspectos ambientais e sociais nas decisões de consumo.

Um estudo realizado pela empresa com 18 mil compradores no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai revelou que 94% dos entrevistados expressam estar familiarizados com o conceito de “consumo responsável”. Os brasileiros estão entre os menos familiarizados com o tema, são 89%. Enquanto os mexicanos são os que estão mais por dentro do assunto: 96%. Com relação à preocupação com questões ambientais, 7 em cada 10 latino-americanos disseram estar “muito preocupados” com a atual situação do planeta.

O estudo mostrou também que a preocupação com considerações ambientais e sociais na hora de escolher um produto online é mais acentuada entre os millenials (20% dos entrevistados) e é mais perceptível nas pessoas que têm filhos (73% da amostra). Além, disso, 9 de 10 millennials latino-americanos levam em conta o impacto ambiental em decisões de compra.

Além das questões relacionadas à demanda, a pesquisa buscou entender a percepção dos participantes em relação a oferta desses produtos no mercado e apenas 11% das pessoas pesquisadas disseram que sempre encontram o que estão procurando nesse sentido.

Os empreendedores e lojistas interessados em ter seus produtos na seção de sustentabilidade podem se inscrever neste link. Para participar é necessário que os itens ofertados gerem impactos socioambientais positivos e estejam publicados no Mercado Livre. Todos os produtos passam por uma curadoria especializada antes de serem incluídos na seção.

Mercado Livre lança categoria para produtos sustentáveis

Leia também:

Jogo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Saiba como fazer a sua própria máscara

Mercado Livre lança categoria para produtos sustentáveis

Hábitos de consumo, decisões de compra e frequência em números

  • Em relação à frequência de compra de produtos que cuidam da saúde ou do meio ambiente, 66% das pessoas pesquisadas pela pesquisa da empresa declaram fazê-lo pelo menos uma vez por semana.
  • Quando questionados sobre as principais razões para comprar produtos com impacto positivo, mais da metade dos entrevistados em todos os países os correlaciona diretamente com sua boa qualidade. Preocupações sobre o futuro e o bem-estar das próximas gerações também estão entre os motivos mais comuns destacados em toda a região.
  • Apenas 26% dos entrevistados afirmam que estão dispostos a pagar mais por produtos que consideram ter um impacto positivo, mas metade optaria por essa versão se o preço fosse o mesmo.
  • Foram identificados quatro hábitos principais para cuidar do meio ambiente entre os millenials:

a) 22% apagam as luzes quando saem de um ambiente;

b) 16% evitam sacolas plásticas ao fazerem compras;

c) 13% reparam produtos danificados ou quebrados;

d) 9% compram produtos reciclados.

 

Fonte:

https://ideias.mercadolivre.com.br/ 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo