Alisantes de cabelo, perigos e orientações

Perigos Alisantes de Cabelo: Os alisantes são produtos que alisam, relaxam,amaciam e reduzem o volume dos cabelos, de maneira mais ou menos duradoras. Estes produtos possuem substancias que são irritantes para a pele e, se utilizados inadequadamente, podem causar queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos.

perigos alisantes de cabelo

Todos os alisantes, inclusive os importados,devem obrigatoriamente ser registrados na ANVISA, pois podem possuir substâncias proibidas, de uso restrito e em condições e concentrações inadequadas, que podem ser nocivas.

Existem substâncias ativas especificas com propriedades alisantes como acido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina permitidas pela legislação.

Substancias como formol e glutaraldeido NÃO são permitidos como alisantes.

Por isso,antes de alisar os cabelos, verifique na própria embalagem se o produto a ser utilizado esta registrado na ANVISA.

Os cosméticos registrados na ANVISA devem obrigatoriamente estampar, na embalagem externa, o numero de registro ou o numero de processo.

Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem.

Leia também:

Recarga de Carro Elétrico: Regulamentação!
Família Inteligente Economiza Energia Elétrica!

 

PERIGO – Perigos Alisantes de Cabelo:

FORMOL:

perigos alisantes de cabelo

A comercialização do formol em estabelecimentos como drogarias, farmácias. Lojas de conveniência é proibida pela RDC n°36, de 17 de junho de 2009. A finalidade é restringir o acesso da população ao formol, coibir seu uso como alisante capilar, protegendo a saúde de profissionais cabeleireiros e consumidores.

É alta as notificações de danos causados por produtos para alisamento na maioria usando formol como substancia alisante.O uso do formal como alisante capilar NÃO é permitido pela ANVISA, pois essa substância pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que aplica o produto.
Reações: Inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, boca amarga e perigo de câncer nas vias aéreas superiores.

O uso de alisantes em crianças é permitido?

Os produtos destinados para alisamento capilar são indicados para uso adulto. Não indicamos a aplicação de alisantes capilares para uso infantil. Não existe produto regularizado com tal finalidade para o publico infantil.

É permitido o uso de alisantes em gestantes?

Em geral esses produtos não são indicados para gestantes. Porem, orientamos que antes de utilizar qualquer produto em gestantes o medico seja consultado.

A escova inteligente, escova francesa, e outras são permitidas?

A “escova inteligente”, ou qualquer outra denominação semelhante, é um procedimento utilizado pelo profissional e a ANVISA não regulamenta procedimentos, e sim, os produtos que serão aplicados no momento do procedimento.

Como alisar os cabelos de forma segura?

Todos os alisantes, inclusive os importados, devem obrigatoriamente ser registrados na ANVISA. Existem substancias especificas com propriedades alisantes e liberadas para o uso no país.

Os cosméticos devem obrigatoriamente estampar, na embalagem externa, o numero de registro ou o numero de processo.O numero de registro começa pelo numero 2 e terá 9 0 13 dígitos, o numero de processo começa pelo numero 2 e terá 15 ou 17 dígitos.

Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precações e advertências que constam na embalagem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo