Álcool X Gasolina

Álcool X Gasolina

Álcool X Gasolina

Para prejudicar menos o meio ambiente: qual é melhor, álcool ou gasolina?

Na tentativa de prejudicar menos o meio ambiente, qual é o maior poluente, o álcool ou a gasolina?

Vantagens do álcool combustível

Composição do álcool:

-Hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar.

Poder calorífico do álcool:

  • 6300cal/g. Esse numero significa que o combustível libera grande quantidade de energia ao ser queimado

Apresenta preço acessível:

O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, esta questão econômica é justificada pelo fato de que na década de 1970, por ocasião da primeira grande crise do petróleo, o que elevou muito o preço do produto. O Brasil importava cerca de 80% do petróleo que consumia e por isso, em 1973 foi lançado o Pro-Alcool, diminuindo a dependência do país dessa importação.Em 1979 houve a segunda grande crise do petróleo,e o pais passou a produzir veículos movidos inteiramente a álcool.

Em relação ao ambiente:

o álcool é um combustível ecologicamente melhor, afeta pouco a camada de ozônio e é obtido por fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado de cana de açúcar e não de petróleo.

 

Agravantes da gasolina

Álcool X Gasolina

Composição:

  • Combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio)

Produtos da combustão da gasolina:

Dióxido de carbono (CO2):gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global Monóxido de carbono (CO): gás perigoso formado pela combustão incompleta. Isso ocorre por que não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível
na gasolina, gerando assim resíduos poluentes.
Todos estes gases, tanto CO2 e CO, se acumulam em nossa atmosfera causando diversos males à nossa saúde.

 

Leia também:

Reciclagem Óleo de Cozinha

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Álcool X Gasolina

Automóvel

As indústrias de automóvel deram um importante passo ao lançarem os veículos “total flex.”. Os consumidores alem de poderem economizar no combustível, tem a opção de abastecerem com combustíveis que causem menos poluição que a gasolina (no caso do álcool).

Será que o álcool não polui?

Parece que quem usa álcool ao invés de gasolina não polui, e esta isento de culpa nesses tempos de aquecimento global, esta é uma visão errada dos conceitos de poluição. Acontece que o álcool também polui, é verdade que em menos proporção que a gasolina, mas não pode ser classificado como não poluente.
Em relação à emissão de gases poluentes, a queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera pelo fato de ser derivado da fermentação da cana de açúcar. Já a gasolina, alem de ser derivada do petróleo, não possui um motor que faz a combustão de forma correta, lançando na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana a o meio ambiente.
O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono,sejam transformados em substancias menos perigosas. Mas ambos são responsáveis pela emissão do perigoso dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

O diesel é o grande vilão da poluição proveniente do transito.
Alem da emissão de gases poluentes, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel. Eles se acumulam no organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos. Estudos revelaram que as dioxinas presentes no diesel são responsáveis por provocar as fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e câncer no aparelho respiratório.

Álcool X Gasolina

Fontes: www.comprasustentavel.com.br
www.brasilescola.uol.com.br/química

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *