DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

-Diga não ao desperdício de alimentos

Combate ao desperdício de alimentos é desafio do Brasil e do mundo nos próximos anos.

Dados da Organização das Nações Unidas indicam que as perdas atingem cerca de 30% do total produzido no planeta.

Combate ao desperdício de alimentos é desafio do Brasil e do mundo nos próximos anos. Em 2013, quase 10% dos alimentos disponíveis no Brasil foram perdidos, segundo estimativas da FAO.

A redução dos índices de perda e desperdício de alimentos ainda é uma questão essencial em todo o mundo. Estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos no planeta a cada ano, cerca de 30% do total produzido.

No Brasil, o assunto também é um problema. Dos 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis no país em 2013, 26,3 milhões foram perdidos. Diante deste quadro, tornam-se imprescindíveis não apenas medidas do poder publico, mas também a conscientização da própria população sobre a necessidade de novos hábitos de consumo.

 

Onde pode ocorrer o desperdício?

O desperdício pode ocorrer em diversos momentos e que, por isso, é papel de todos combatê-lo. A falta de infraestrutura para o agricultor, por exemplo, pode deixa-lo sem condições de transporte ou armazenamento para seus produtos. Temos desperdício na base no inicio da cadeia produtiva do alimento. A partir daí, tem vários desperdícios: no armazenamento, no transporte, no varejo, até a casa da pessoa ou restaurante, onde há o consumo e o descarte. É toda uma cadeia em que, em vários momentos, entra o individuo, com sua atitude, quanto o poder publico, com seu papel de normatizador, educador e fiscalizador.

Leia também:

ESTRADA ELÉTRICA

Alimentação Saudável

 

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

-Diga não ao desperdício

Combate ao desperdício de alimentos é desafio do Brasil e do mundo nos próximos anos.

Dados da Organização das Nações Unidas indicam que as perdas atingem cerca de 30% do total produzido no planeta.

 

 

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO

DICAS:

Todos podem fazer sua parte para ajudar a atingir a meta das Nações Unidas de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial até 2030. Confira abaixo algumas sugestões de como contribuir

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

PLANEJAR A COMPRA– Muitas pessoas adquirem uma grande quantidade de determinados produtos sem precisar deles. Alem disso, é comum que, ao longo do mês,esquecem de utilizar alguns alimentos.Por isso,vale sempre a dica:comprar somente o que for necessário.

 

 

 

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

USO DAS SOBRAS – Buscar informações sobre como reaproveitar os alimentos que sobram. Um exemplo são as frutas, que podem ser transformadas em compotas. Alem disso, verificar quais alimentos podem ser congelados e reaquecidos posteriormente.

 

ARMAZENAR CORRETAMENTE– Seguir as instruções para conservar os alimentos pelo maior tempo possível,observando sempre a data de validade.

 

CALCULAR AS PORÇÕES – Antes de preparar a refeição, contar o numero de pessoas que vão comer para evitar o desperdício.

 

CUIDADOS COM O MANUSEIO– è comum que as pessoas escolham alimentos, especialmente legumes e frutas, apalpando-os. Muitas vezes, a falta de cuidado faz com que o alimento seja devolvido para as gôndolas “machucado”, e a tendência é de não ser mais consumido. Por isso, é importante maneja-los com cautela.

 

POTES TRANSPARENTES – Sobrou comida?Na hora de guarda-la, escolha potes transparentes. Essa atitude simples permite que você se lembre que determinado alimento esta guardado.Caso contrario,você pode acabar se esquecendo e o alimento apodrecer.

 

Saiba mais:

http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/08/combate-ao-desperdicio-de-alimentos-e-desafio-do-brasil-e-do-mundo-nos-proximos-anos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo