Armazenamento em Nuvem

Armazenamento em Nuvem

“Nuvem”

Armazenamento, acesso e segurança estão entre as vantagens dessa tendência tecnológica.

Há alguns anos, não é mais necessário guardar no seu computador a massa de dados, textos, fotos, softwares e documentos relevantes. Pode –se guardar tudo na nuvem- isso quer dizer, em algum Data Center do planeta.

Armazenamento em NuvemA vantagem é poder acessar essa nuvem via internet, a qualquer hora e de qualquer lugar. Tudo graças ao apoio de um dos muitos fornecedores desse serviço a que chamamos mundialmente de computação em nuvem- ou pelo nome internacional cloud computing.

A computação em nuvem é uma tecnologia já presente entre a maioria das empresas. O melhor da cloud computing é que proporciona muito mais do que redundância, copias seguras e invulneráveis: ela permite acessar novos recursos, como programas, aplicativos e antivírus. E com a combinação de acesso a qualquer hora, em qualquer lugar.

O conceito de computação em nuvem envolve todo tipo de utilização da memória e da capacidade de armazenamento e calculo de computadores e servidores hospedados em Data Center e interligados por meio da internet. Logo, são essenciais dois recursos tecnológicos para a computação em nuvem: sistemas de armazenamento remoto (como Data Center) e internet.

 

Beneficio para as corporações

Muito mais do que os usuários individuais, a computação em nuvem ganha espaço e importância no mundo empresarial ou corporativo. Mais do que isso: ela se torna essencial como alavanca da produtividade e de redução de custos, graças, principalmente, à utilização da maior parte da infraestrutura de terceiros-como os provedores de acesso à nuvem. Alias, foi pensando em primeiro lugar nas corporações que gigantes da tecnologia como a Amazon,a Microsoft,a IBM e a Oracle lançaram seus produtos,criando o que se chama de nuvem da informação(information cloud).Esse novo salto da computação em nuvem representa,portanto,”uma nova fronteira da era digital”.No começo,o uso da nuvem se limitava a laboratórios e universidades.Mas,atualmente,ela invadiu praticamente todas as empresas modernas e chega aos computadores domésticos e às pessoas físicas.

Leia também:

INTERNET DAS COISAS

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Armazenamento em Nuvem

Classificações da nuvem

Os sistemas de computação em nuvem podem se limitar a uma única organização ou empresa. Nesse caso, são chamadas de nuvens corporativas. Ou podem estar disponíveis a um grande numero de organizações; chamam-se, então, nuvens publicas. Ou podem ser hibridas, isto é, uma combinação de ambos os modelos, publica e privada.

Armazenamento em Nuvem

A Amazon AWS é considerada a maior nuvem publica do mundo. No Brasil, há uma colaboração muito positiva entre os grandes provedores de cloud computing e operadoras como a Embratel – que dispõe dos mais modernos data centers do País e oferece a seus clientes todas as aplicações da nuvem.

 

“Uma nova fronteira da era digital”

Google Cloude:

https://cloud.google.com/?&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=latam-BR-all-pt-dr-bkws-all-all-trial-b-dr-1003997-LUAC0008676&utm_content=text-ad-none-none-DEV_c-CRE_330330635986-ADGP_BKWS+%7C+Multi+~+General+%7C+Nuvem-KWID_43700040593885589-kwd-604431999255-userloc_1001772&utm_term=KW_%2Bgoogle%20%2Bnuvem-ST_%2BGoogle+%2BNuvem&gclid=EAIaIQobChMIh8zL56vB4gIVwgeRCh06JQnEEAAYASAAEgKi5PD_BwE&gclsrc=aw.ds

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo