INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Nova tecnologia esta mudando a maneira dos relacionamentos entre as pessoas e o relacionamento das pessoas com o mundo

Seu celular talvez já conte com a colaboração de uma assistente virtual capaz de lhe dar quase todas as respostas, que aprende com você, que acessa seus sites preferidos ou que confere seu saldo bancário-como é o caso do aplicativo avançado comercialmente conhecido como BIA (Bradesco Inteligência Artificial).

Os aplicativos inteligentes-como Waze, o WhatsApp ou o Skype- já estão presentes em centenas de milhões de smartphones em todo o mundo.Eles são,talvez;exemplos mais populares de serviços baseados em inteligência artificial(IA).

Nas grandes empresas, o computador cognitivo Watson já presta grandes serviços. Com modelos mais avançados de IA o Watson atende clientes, evolui com a “aprendizagem profunda” ou (deep learning) personalizada, gerencia o ritmo e o fluxo do trabalho, com os últimos avanços de “aprendizagem de maquina” (machine learning).

A IA realiza mil tarefas muito mais complexas nos laboratórios de pesquisa, nos satélites de comunicações ou nos robôs mais avançados. E, tudo isso ainda é apenas minúscula ponta do imenso iceberg, pois, a cada dia, a IA impacta de forma mais drástica nossa vida, a maneira como nos relacionamos e interagimos como mundo ao nosso redor.

Como um dos temas mais importantes da atualidade, a IA exigira que muitas vezes sejam discutidas suas aplicações e sua evolução,pois ela deixou de ser uma promessa para se tornar uma extraordinária realidade em n osso dia a dia,presente em diversos dispositivos,nos aviões,na cãs inteligente ou nos carros autônomos.

 

Conceito e historia da inteligência artificial

Mas, a rigor, o que é IA? Pesquisadores e educadores a definem como “o estudo e projeto de agentes inteligentes” e que se tornou um novo e promissor campo acadêmico. Outros cientistas conceituam-na como “uma forma de inteligência similar à dos seres humanos”, revelada por meio de maquinas, mecanismos ou software.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Na realidade, IA tem muito a ver com o conceito de algoritmo. Mas o que é um algoritmo? Desde a antiguidade, os matemáticos gregos já exploravam esse conceito “como uma sequencia de passos ou ações para se chegar a um único e preciso resultado”. Ou seja, algo como uma receita culinária, mas, é claro muito mais complexo.

A IA é um sonho antigo da humanidade. No século 19, a escritora e matemática inglesa Ada Lovelace(1815-1852)escreveu o primeiro algoritmo para ser processado pela maquina analítica de Charles Babbge.Durante anos essa mulher genial desenvolveu outros algoritmos que permitiram aquela maquina computar os valores de funções matemáticas. Por tudo isso,Ada Lovelace é considerada a primeira programadora de toda a historia.

O inglês Alan Turing (1912-1954) foi outro pioneiro, mas pouco conseguiu de pratico ao longo de sua vida. Em nosso tempo, novos desenvolvimentos em algoritmos e arquiteturas juntamente com avanços no poder computacional levaram aos avanços exponenciais das redes neurais artificiais, da IA de nossos dias, do aprendizado de maquinas e aprendizado profundo, avanços que, na realidade, estão todos entrelaçados.

Leia também:

Armazenamento em Nuvem

INTERNET DAS COISAS

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Quarta Revolução Industrial

Vivemos o limiar da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, expressões que traduzem as mudanças ocorridas sob o impacto de tecnologias como Inteligência Artificial, Computação Cognitiva, Realidade Virtual, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Blockchain, Veículos Autônomos e 5G-a Quinta Geração de Comunicações Moveis, que torna a mobilidade um fenômeno universal, em que tudo se interliga ou se conecta.

A grande importância da Quarta Revolução Industrial decorre, sobretudo, das radicais transformações que as novas tecnologias tem imposto à vida humana, à economia, à indústria, à agricultura, aos transportes, ao emprego, à educação, ao lazer e às chamadas “cidades inteligentes”.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Fonte: estadão.com.br/mundodigital

http://www.comprasustentavel.com.br/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo