Mudanças climáticas

Mudanças climáticas são a principal preocupação para 41% dos jovens em 22 países, diz pesquisa.

A pesquisa da Anistia Internacional, divulgada dia 10 de dezembro para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, mostrou a mudança climática como a questão mais importante do nosso tempo, para jovens de 18 a 25 anos em 22 países, incluindo o Brasil.

A pesquisa Futuro da Humanidade, realizada pela Ipsos MORI foi lançada ao mesmo tempo em que ocorre a 25ª Conferencia do Clima da ONU, em Madri.

O que é Aquecimento Global?

Aquecimento global é o aumento da temperatura media dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência das causas naturais e atividades humanas.Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa,principalmente o dióxido de carbono-CO2.

O que é Efeito Estufa?

O Efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por gás carbônico (CO2), metano (CH4), N2O(oxido nitroso) e vapor de água, é um fenômeno natural fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio,inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.

Normalmente parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletida e retorna diretamente para o espaço, outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre e uma parte é retida por esta camada de gases que causa o chamado efeito estufa.

O problema não é o fenômeno natural, mas o agravamento dele.

Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando o aquecimento global.

Leia também:

Álcool X Gasolina

Reciclagem Óleo de Cozinha

Mudanças climáticas

Quais as principais consequências do aquecimento?

São varias as consequências do aquecimento global e algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta. Os cientistas já observam que o aumento da temperatura media do planeta tem elevado o nível do mar devido o derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas.

E há previsão de uma frequência maior de eventos extremos climáticos:

Mudanças climáticas

  • tempestades tropicais;
  • inundações;
  • ondas de calor;
  • secas;
  • nevascas;
  • furacões;
  • tornados;
  • tsunamis.

 

Quais as principais atividades humanas que causam o aquecimento?

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, estão à queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes, conversão do uso do solo, agropecuária, descarte de resíduos sólidos (lixo) e desmatamento. Todas estas atividades emitem grande quantidade de CO2 e de gases formadores do efeito estufa.

Quais são os principais gases de efeito estufa?

Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano e o oxido nitroso. O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.

O que podemos fazer para combater o aquecimento?

Existem varias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e os efeitos no aquecimento global. Diminuir o desmatamento, investir no reflorestamento e na conservação de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis não convencionas (solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas), preferir utilizar biocombustíveis (etanol, biodiesel), investir na redução de consumo de energia e na eficiência energética, reduzir, reaproveitar e reciclar  materiais, investir em tecnologias de baixo carbono, melhorar o transporte publico com baixa emissão de GEE, são algumas das possibilidades.

E estas medidas podem ser estabelecidas através de políticas nacionais e internacionais de clima.

Fontes:

www.comprasustentavel.com.br
www.wwf.org.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo